Tratou-se de recuperar um edifício centenário no limite urbano da Vila Nogueira de Azeitão, com dois pisos que acolhiam duas famílias e que, ao longo dos anos, foi sofrendo alterações e ampliações pela necessidade de acomodar instalações sanitárias.
O desafio foi devolver a identidade histórica, alinhado com as directivas de uma área de reabilitação urbana do concelho, eliminando todos os vestígios das intervenções que, ao longo dos anos, foram desqualificando o imóvel . Essa opção levou à perda de parte das áreas ampliadas, à ligação interior dos dois pisos, unificando a casa e à valorização do logradouro virado a sul.
O resultado foi uma moradia de espaços generosos, com introdução de materiais cuidadosamente selecionados e com forte relação com os métodos tradicionais portugueses não esquecendo o conforto e ambiente acolhedor.
Um obra profunda que corrigir patologias antigas de humidades ao nível do solo até à consolidação da estrutura da cobertura e substituição das telhas. Uma casa antiga que ficou nova e com as comodidades da vida contemporânea.
Casa em Azeitão
133 m2
2018, Setúbal \ Portugal
Maria João Domingues, Joaquim Cannas, Sublimérito (Engenharia), Santo Infante (Decoração), Rodrigo Cardoso (Fotografia)
Privado