Este concurso visa a regeneração urbana de um quarteirão da cidade do Porto, “a Aurifícia”, sendo que a proposta de intervenção procura contribuir para a criação de uma nova imagem urbana do quarteirão e da sua envolvente, de modo a compreender e preservar a identidade e dinâmica urbana local e fundamentar as opções e acções integradas na “Visão Estratégica e Operativa” que conduzem ao desenvolvimento sustentado deste território. A proposta de intervenção tem por base três eixos de desenvolvimento que estruturam o processo de regeneração e transformação deste território: UP-Cycling Aurifícia | (RE)Living Aurifícia | (RE)Designing Aurifícia.
No primeiro eixo estruturante, UP-Cycling Aurifícia, são apresentadas soluções integradas para o desenvolvimento sustentável do território.
O segundo eixo, (RE)Living Aurifícia, representa o modelo local de desenvolvimento social, cultural e económico, tendo em vista a “criação” de um quarteirão plural, dinâmico e saudável, uma nova “trademark” da cidade do Porto.
O terceiro e último eixo, (RE)Designing Aurifícia, dá forma aos conceitos, estruturando o território ao nível da acessibilidade e mobilidade local, na organização e desenho do espaço público e na (re)construção de novos equipamentos e unidades multifuncionais que contribuem para a criação de uma nova imagem e identidade urbana.
Concurso Regeneração Quarteirão da Companhia Aurifícia
28 245 m2
2013, Porto \ Portugal
Tiago Rocha, Joaquim Cannas
com João Marrana, Nuno Correia, Rui Cunha, Ana Anjos \ Estagiária, Ana Patricia Oliveira, Helena Rocha Gonçalves
OA Norte