Criado no coração do aglomerado urbano, o Parque assume-se como polo de dinâmica cultural e social, ligando a natureza e a fé e a cultura com a tradição. Propõe-se um espaço de partilha comunitária, com respeito ambiental, estruturado para que seja usado ao longo de todo o ano potenciando actividades diversas.
A linguagem é contemporânea, projetando a Vila de Oliveira de Frades no roteiro das intervenções urbanas de referência, mas os materiais usados remetem para a mais antiga tradição construtiva da região.
Os enormes taludes são suavizados de forma a permitir a subida e descida de todos, porque o espaço é para todos. Da modulação surge o anfiteatro, e ao fundo, um palco elevado com um espelho de água envolto em vegetação. Ao redor, diversos equipamentos tais como espaços tranquilos de leitura, parque de merendas e a cafetaria. Para os mais novos uma área infantil.
A rematar o parque, surge um novo edifício com lojas, exposições e divulgação, espaço de reuniões, conferências e trabalho que pretendem dar um novo pulsar a este novo coração no centro da comunidade de Oliveira de Frades.
Concurso para o Parque Urbano de Vila Nova de Frades
17 398 m2
2015, Oliveira de Frades \ Portugal
Maria João Domingues
com Ana Oliveira, Helena Rocha Gonçalves, Inês Gil, Joaquim Cannas, Luís Pereira, Nádia Carvalho, Paulo Maximiano Fonseca, Tiago Rocha
CM Oliveira de Frades