Este projecto teve como princípio a criação de uma ideia que promova a preservação do património material e imaterial e que assenta na vertente do turismo de gestão integrada, com um carácter diferenciador e que servirá de dinamizador da economia local e da regeneração urbana. As 3 zonas de intervenção caracterizam-se por um potencial comum que é a atractividade turística, surgindo assim com a proposta de uma oferta mais diferenciada e diversificada, assente em características próprias e regionais.
O conceito proposto consiste em definir cada uma destas zonas de intervenção como se se tratassem de uma unidade turística, sendo porém em espaços fisicamente dispersos, mas com uma gestão comum.
O conceito de Turismo de Gestão Integrada pressupõe uma intervenção ao nível do espaço público e do edificado que possibilite a revitalização urbana.
O conceito e as intervenções propostas permitem uma implementação faseada adequada às exigências da conjuntura actual, assegurando o desenvolvimento sustentável destas polis.
Concurso de Ideias para a regeneração urbana
210 m2
2012, Portalegre, Marvão e Sousel \ Portugal
com José Gameiro Fernandes, Ana Matos, Ana Madalena Cruz, Joaquim Cannas, Luis Cachada, Oficina da Paisagem, Green Tool, Paiva Trindade Arquitectos
Maria João Domingues, Paulo Maria Trindade, Tiago Rocha
Confederação Empresarial de Portugal, Associação Empresarial da Região de Portalegre e dos Municípios de Portalegre, Marvão e Sousel